ROSA DO DESERTO - FITOHORMÔNIO PARA QUEBRAR DORMÊNCIA DAS SEMENTES E AJU...
Ácido Giberélico GA3
O ácido giberélico foi descoberto no japão na década de 30 por um produtor de arroz que percebeu que suas plantas estavam crescendo muito mais altas do que o normal. Investigando, foi percebido que as plantas estavam sendo colonizadas pelo fungo Gibberella, o qual produzia substâncias que causavam seu crescimento anormal.
Passaram-se alguns anos até que os efeitos do ácido giberélico fossem amplamente conhecidos. Atualmente sabe-se que ele é um hormônio naturalmente vegetal que regula o crescimento das plantas, aumenta o tamanho dos frutos e auxilia na germinação de sementes.
Em sementes que apresentam dificuldade em germinar, o ácido giberélico pode ser utilizado para acelerar sua germinação e o crescimento da plântula. Ele auxiliará na quebra dos nutrientes da semente, que ficarão disponíveis para serem utilizados pelo embrião. No entanto é preciso estar atento na concentração correta de GA3, uma vez que valores variados pode ocasionar uma aceleração anormal do crescimento da plântula e, consequentemente, produzir plantas deformadas.
Ele também é indicado para outros fins, como:
- Induzir florescimento;
- Acelerar o processo de formação de porta enxertos
- Aumentar o tamanho dos frutos (não é indicado para amadurecimento);
- Retardar a maturação de frutos colhídos;
- Acelerar o desenvolvimento e crescimento das plantas;
- Aumentar os entrenós (Região entre as gemas laterais).
Comentários
Postar um comentário