ADENIUM DHA - DORSET HORN ADENIUM
Dorset Horn Adenium (DHA) - Essa variedade de adênio é uma das mais difíceis de cultivar durante a propagação de sementes. Entre os criadores de adenium do mundo, o DHA também é conhecido como "cordeiro". As sementes desta espécie são muito caras, e a taxa de germinação é de cerca de 50%, e as mudas podem ser enfraquecidas e inviáveis.
O QUE É UM DORSET HORN
O Dorset Horn Adenium é uma mutação rara da rosa do deserto que influenciou a aparência da folhagem e a forma da planta. Pela primeira vez, esse fenômeno foi descoberto na Tailândia no adenium das espécies multiflorum e foi chamado de "Khao-Kae". E então, os criadores tailandeses criaram um híbrido com a mesma anormalidade genética ao cruzar o chada Petch thai socotranum e Khao-Kae.
A planta em si é ainda menor que o adenium mini e suas folhas têm uma peculiaridade: elas são inclinadas para baixo e fortemente torcidas para dentro. E também este híbrido de adenio tem entrenós muito curtos e ramificação bem marcada. Isso tudo dá ao "cordeiro" a aparência de um arbusto anão, perfeito para crescer no estilo bonsai.
RECURSOS DE HERANÇA CARACTERÍSTICA
Mais recentemente, apenas 3-5% da herança de características foi vendida no mercado asiático. Isso significa que apenas três a cinco mudas de uma centena podem se tornar “cordeiros”, e o restante será uma espécie comum de socotranum.
Agora, os criadores alcançaram uma transmissão de 95 a 100% da característica durante a propagação de sementes. Para uma mutação tão rara, parece um milagre. Mas, de fato, tudo é simples: as sementes são obtidas por autopolinização manual, isto é, dentro de uma flor. Dessa forma, polinizar o adênio não é fácil: as vagens são amarradas com relutância e a colheita amadurece. Além disso, mais de 80% das sementes são rejeitadas pelo viveiro, pois nascem vazias. Tudo isso explica o alto custo do DHA 95-100%, bem como a fraca germinação, que geralmente não é superior a 50%.
REALIZAÇÕES DE SELEÇÃO
Além da alta porcentagem de transmissão do atributo "cabelo encaracolado", a Tailândia trabalhou duro em outras características. Mais recentemente, foram desenvolvidas formas variegadas e de crista, além de “cordeiro” com flores duplas. E tudo isso graças ao cruzamento do DHA com outras espécies de adênios. Existem tantos híbridos que é fácil confundi-los - as diferenças entre eles são mínimas. Mas a principal diferença é como eles foram recebidos.
Dorset Horn x Adenium obesum - esses híbridos incluem as variedades "Medusa", "Thai Hybrid" e outras que são consoantes com elas. Eles são um pouco semelhantes ao adenium mini: suas folhas são um pouco maiores e mais largas, às vezes não muito retorcidas, mas isso depende da gravidade da mutação. As mudas crescem mais rápido que a versão original do "cordeiro".
Dorset Horn x socotranum tailandês - variedades como "DHA KHZ", "DHA CDP" e outras. Eles têm folhas muito curtas com cachos clássicos. Formas variadas podem ser obtidas a partir de sementes, mas isso raramente acontece. O "cordeiro" de Socotranum cresce extremamente lentamente.
Dorset Horn x Adenium arabicum - esses híbridos incluem variedades como "DHA PNW" (Petch Na Wang), "DHA Stone Billion", "DHA Diamond Blue Leaves" e outras que geralmente têm nomes difíceis de pronunciar. Eles se parecem um pouco com mudas quando cruzam “cordeiros” e sokotranuma: crescimento lento, folhagem pequena, pronunciada ondulação. Mas as folhas dos híbridos com arabicum podem ter tons diferentes e geralmente são foscas e macias, em vez de brilhantes. E também pequenas flores de cor rosa simples prevalecem neles.
Dorset Horn x adenium somalense - a variedade "DHA Bang Wang", talvez a mais famosa desse grupo de híbridos, embora os próprios tailandeses escrevam seu nome de maneiras diferentes. Essa variedade é muito parecida com a primeira: as plantas com seu caráter semelhante ao adenium-mini, crescem relativamente rápido. Mas suas folhas são mais alongadas, e as flores têm listras escuras características das espécies somalis no núcleo.
Comentários
Postar um comentário